quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Revolução Gloriosa

A Revolução Gloriosa foi um evento histórico que ocorreu entre 1685 e 1689, na qual o rei Jaime II da dinastia Stuart (católico) foi removido do trono da Inglaterra, Escócia e País de Gales, e substituído pelo seu genro,o nobre holandês Guilherme, Príncipe de Orange e sua filha, Maria II. 
Considerando as revoluções de 1640 e de 1688 como parte de um processo, pode-se afirmar que a Inglaterra tinha dificuldades nas relações de ofício impediam o aumento da produção industrial, pois limitavam a entrada de novos produtores nas áreas urbanas. 
Jaime II
Durante o seu reinado de 3 anos, o rei Jaime II tornou-se vítima da batalha política entre catolicismo e protestantismo, bem como entre os direitos seculares da coroa e os poderes políticos do Parlamento. 
O principal problema de Jaime II, era este ser católico, o que o limitava perante ambos os partidos do parlamento (os tories - conservadores e os whigs - liberais). Qualquer tentativa de reforma tentada por Jaime era vista como suspeita.
Jaime foi perdendo seu prestígio por algumas políticas consideradas indesejadas, como a criação de um exército permanente e a tolerância religiosa.Enquanto que o seu irmão e predecessor, Carlos II de Inglaterra, tinha feito o mesmo, ele não tinha sido abertamente católico como Jaime. 
A questão degradou-se em 1688 quando teve um filho. Até ali, o trono teria passado para a sua filha protestante, Maria. A perspectiva de uma dinastia católica tinha-se tornado agora real. Líderes do partido Tory, até aqui leais ao rei, uniram-se aos membros da oposição, Whig, e propuseram-se resolver a crise. 
Foi lançada uma conspiração para depor James e substituí-lo pela sua filha Maria e pelo seu marido Guilherme de Orange, ambos protestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário